Língua Gestual Portuguesa
disponível para cidadãos surdos através do SNS24
Os cidadãos surdos vão passar a dispor de uma
plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço
Nacional de Saúde - SNS24. A partir desta terça-feira, 21 de abril, esta linha
vai dispor de seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, que prestarão
atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o
esclarecimento destas pessoas.
O site do SNS24 vai dispor de uma plataforma
que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão
surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Este fará depois a mediação
com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de
atendimento de voz.
De sublinhar que o Serviço de Triagem,
Acompanhamento e Encaminhamento segue parâmetros iguais para todos os cidadãos,
diferindo apenas na forma de acesso, para melhor responder às necessidades de
cada pessoa.
Além de garantir o acesso destes cidadãos a
esta linha, esta funcionalidade poderá ainda ser utilizada para assegurar a
comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o
internamento hospitalar ou interações no centro de saúde.
Atualmente,
está disponível um canal de conversação no site do SNS24, que funciona
através de uma caixa de chat online. A videochamada será, assim, um novo
recurso ao dispor das pessoas surdas.
A disponibilização deste serviço resulta de
uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., a Serviços
Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E e a
Federação Portuguesa das Associações de Surdos.
O Governo tem vindo a desenvolver trabalho na
inclusão das pessoas surdas, como é o caso da linha de emergência 112, que
ficou acessível a estes cidadãos na anterior legislatura.
A Secretária de Estado da Inclusão das
Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, sublinha que esta é uma “iniciativa
muito importante para estas pessoas, que agora poderão aceder de forma plena a
este serviço. O Governo continua empenhado em garantir que os cidadãos surdos
disponham de acessibilidade aos restantes serviços públicos”.
O Secretário de Estado da Saúde, António
Lacerda Sales, destaca ainda que “a disponibilização desta nova ferramenta vem
reforçar aquele que é o espírito do próprio SNS: prestar um serviço de
qualidade e equidade, acessível a todos os cidadãos, que não deixa ninguém para
trás”..